Morsch - Clínica Odontológia envie um e-mail

Autoexame de câncer bucal


Saiba o porquê e como fazer


O câncer de boca (que abrange as patologias malignas do lábio, da língua, da gengiva, do assoalho da boca, do palato, das glândulas salivares, das tonsilas e da orofaringe) está, hoje, entre as causas mais frequentes de morte, ao lado de doenças circulatórias, infecciosas e parasitárias.

Em geral, são mais afetados pela doença os homens, acima de 40 anos, com hábitos de fumo, consumo excessivo de álcool e exposição excessiva ao sol. Mas todos devem estar atentos, pois a prevenção e o diagnóstico precoce são extremamente importantes.

Para prevenir-se, abstenha-se do hábito de fumar, do uso excessivo de bebidas alcoólicas e evite exposições exageradas ao sol.

Já quanto ao diagnóstico precoce, quando uma lesão maligna é diagnosticada em sua fase inicial, o tratamento cirúgico é provavelmente suficiente para curar o paciente. Entretanto, se esse diagnóstico não é feito precocemente, uma lesão maligna que poderia ter sido curada passa a ser tratada com menores chances de cura, mudando totalmente o prognóstico do paciente.

Assim, faça regularmente o autoexame. Ele é um método simples de diagnóstico! Siga os passos abaixo e fique atento a alterações como mudança de cor da pele, úlceras e inchaços, que podem ser percebidas antes de estágios mais avançados da doença. Procure por feridas que não cicatrizam; ulcerações indolores, podendo sangrar ou não; manchas brancas ou avermelhadas e aumento de volume dos linfonodos cervicais.


Passo 1. Pare em frente ao espelho e olhe e apalpe a região do pescoço.
Passo 2. Coloque a língua no palato e olhe embaixo dela.
Passo 3. Olhe os lábios interna e externamente.

 

 

Passo 4. Examine as bochechas e a gengiva.
Passo 5. Coloque a língua para fora e olhe sua garganta.
Passo 6. Segure a língua com uma gaze e puxe-a para um lado e para o outro, para examinar as suas laterais.
Adaptado do poster CÂNCER BUCAL: PREVENÇÃO E AUTO-EXAME, de autoria de GUIMARÃES, C.; BARETTA, F.; VARGAS, F.; BALDASSO, F.; MORSCH, G., sob a orientação de DENIS MARCELO DOCKHORN, para a DISCIPLINA DE ODONTOLOGIA SOCIAL do DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA PREVENTIVA - FACULDADE DE ODONTOLOGIA - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL, 2008.

Av. Plínio Brasil Milano, 757 sala 601 - Bairro Higienópolis - CEP 90520-002 - Porto Alegre RS Fone (51) 3330.8861 email contato@morsch.com.br